top of page

InnVitro recebe a segunda certificação da American Board of Toxicology - ABT.

A InnVitro terminou 2024, ano em que completou dez anos de trabalho dedicado à aplicação da ciência para suporte e gestão em toxicologia, com a excelente notícia da diplomação DABT de nossa Diretora Técnica Miriana da Silva Machado. Pela segunda vez, uma mulher toxicologista, sediada e em atuação no Brasil, recebeu a diplomação DABT. Este título é concedido para os profissionais que passam na seleção da American Board of Toxicology - ABT, que inclui um rigoroso exame e a comprovação de conhecimento e experiência em toxicologia.


Miriana da Silva Machado é natural de Bagé, Rio Grande do Sul, onde morou e estudou até ser Graduada em Farmácia pela Universidade da Região da Campanha – URCAMP em 2001.

Miriana Machado, PhD, DABT - Diretora Técnica da InnVitro

Sempre em busca de aprimorar seus conhecimentos, se mudou para Porto Alegre com o objetivo de fazer pós-graduação. Atuou como farmacêutica em diversas empresas da capital até que, em 2004, iniciou seu Mestrado em Biologia Celular e Molecular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, o qual completou em 2006. Neste mesmo ano iniciou seu trabalho de Pesquisadora no Genotox-Royal, laboratório de prestação de serviços de estudos pré-clínicos, e o Doutorado em Ciências Biológicas - Bioquímica, UFRGS, obtendo o título em 2011. Durante o Doutorado, fez um estágio de doutorado-sanduíche, durante um ano, no Laboratoire de Biologie et Thérapeutiques du Cancer - Centre de Recherche Saint-Antoine/Sorbonne Université, em Paris (França).


Quando retornou ao Brasil, Miriana voltou ao Genotox-Royal como Diretora de Estudos e Coordenadora Científica de Estudos, onde trabalhou até 2014, implementando e conduzindo ensaios in vitro de genotoxicidade e citotoxicidade em BPL, analisando fármacos, cosméticos, dispositivos médicos e agroquímicos. Foi um período de intenso aprendizado, navegando entre academia e indústria e ganhando muita experiência na avaliação toxicológica de produtos para fins regulatórios.


Com o objetivo de continuar sua formação, em 2014 e 2016 fez Pós-Doutorado em Biologia Celular na UFRGS, participando de um projeto internacional Reino Unido-Brasil na área de reparação de DNA.

Com cursos de aperfeiçoamento em Toxicologia in vitro (ESTIV – Bucareste, Romênia) e Boas Práticas de Laboratório, tem extensa produção de relatórios regulatórios, artigos científicos publicados em periódicos internacionais e participou de vários projetos científicos nacionais e internacionais, com grupos da França, Reino Unido, Colômbia e Uruguai.


Além de Diretora Técnica da InnVitro, Miriana também é professora convidada do Curso de Especialização em Engenharia e Segurança do Trabalho da Universidade do Rio dos Sinos – UNISINOS, atuou na Plataforma Regional de Métodos Alternativos ao Uso de Animais de Experimentação – PReMASUL, ministrando cursos de Micronúcleos e Cometa in vitro e participou como especialista convidada do Curso Interlaboratorial no Ensaio de Micronúcleos in vitro realizado pelo INMETRO.


Recentemente, para aprimorar sua titulação, foi diplomada pelo American Board of Toxicology – ABT em 2024. Assim como sua colega Dra. Izabel Vianna Villela que fez parte da turma de diplomados na ABT em 2022 (saiba mais em https://www.innvitro.com/post/innvitro-toxicologia-com-certificacao-internacional-dabt-abt), Miriana teve êxito nas duas etapas da seleção do Conselho Americano de Toxicologia que é realizada anualmente, sendo uma das certificações internacionais mais reconhecidas, prestigiadas e difíceis na área da Toxicologia.


Miriana sempre trabalhou com avaliação de substâncias, e aplica sua grande experiência como Diretora Técnica da InnVitro Pesquisa & Desenvolvimento, empresa gaúcha de Suporte e Gestão em Toxicologia que fundou junto com mais três sócios: Izabel Vianna Villela (também DABT), Miriam Benicio da Fonseca e João Antonio Pêgas Henriques (Membro da Academia Brasileira de Ciências).


Sempre atuante em sociedades científicas como a Mutagen Brasil e a Sociedade Brasileira de Toxicologia e participando de debates dentro de instituições de classe, como o Sindusfarma, ou de discussões com reguladores, a trajetória de Miriana está ligada ao desenvolvimento da toxicologia regulatória no país.


Desde sempre, Miriana atua com seriedade e absoluto rigor científico em todos os tipos de projetos executados. Firme e dedicada, nos papeis de mãe e empreendedora, não perde oportunidade de aprender e aplicar seu conhecimento para garantir produtos mais seguros para a nossa sociedade.


Esta segunda certificação da ABT destaca a qualificação da InnVitro ainda mais no cenário latino americano de Toxicologia, garantindo e protagonizando sua atuação nacional e internacional.


Agradecemos a sua audiência! Até Breve!


Miriam Benicio da Fonseca, MsC – COO

コメント


  • Falar com Innvitro
bottom of page